Focada na crise climática e na busca por soluções de construção para as urgências ambientais, a 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza traz o tema “Inteligência, Natural, Artificial, Coletiva” (Intelligens. Natural. Artificial. Collective) em 2025. O tema foi anunciado pelo o presidente da instituição, Pietrangelo Buttafuoco, e pelo curador da próxima edição da mostra, Carlo Ratti, que vai ocorrer entre os dias 10 de maio e 23 de novembro do ano que vem.

O curador esmiuçou o tema da Bienal de Arquitetura. Ratti citou a palavra “intelligens” em latim. “A sílaba final, ‘gens’, significa no latim ‘pessoas’. Uma nova narrativa ficcional surge para sugerir um futuro de inteligência que seja inclusivo, múltiplo e imaginativo para além do foco limitante na inteligência artificial de hoje”, esclareceu.

Ratti reforçou que o segmento da construção é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases poluentes na atmosfera. Para o curador, a arquitetura deve debater propostas e soluções urgentes para frear a aceleração intensa da crise climática. “A exposição buscará um caminho a seguir, que proponha soluções inteligentes para problemas urgentes”, declarou.