Os condomínios buscam, cada vez mais, oferecer praticidade aos moradores. Pensando assim, alguns condomínios do Rio de Janeiro contrataram o serviço de compartilhamento de carros para os moradores.

O sharing car é o oferecido pela startup mineira Use Car Go e custa R$10 por hora mais R$0,60 centavos por litro de combustível utilizado. Inicialmente, a administradora de condomínios Apsa disponibilizou um único automóvel popular para cada condomínio, que tem a obrigação de ceder uma vaga no estacionamento.

“O objetivo é atender os moradores por curtos períodos, para que o preço seja viável. Depois do primeiro trimestre, vamos avaliar a ampliação do serviço e estabelecer seu público”, comentou com a imprensa Vanusa Vieira, gerente de negócios de condomínios da Apsa.

Regras

Mas, apenas moradores podem fazer uso do serviço. Além disso, é preciso ter mais de 21 anos para alugar o carro. Os interessados fazem o agendamento do uso diretamente no aplicativo e, na hora do uso, destravam a porta do carro via bluetooth – também é necessário tirar uma foto da CNH.

Neste período de testes, já foram feitas mais de 50 locações. De acordo com Júlio Scartati, subsíndico de um dos condomínios, a ideia já é um sucesso. Tanto que pretendem solicitar outro carro.

“O uso é fácil, e muitos moradores, como eu, venderam seus veículos na pandemia. Evito sair de casa, mas uma vez aluguei o veículo para ir ao supermercado e foi mais barato do que chamar um Uber ou táxi. O carro quase nunca está na vaga, por isso temos certeza da aceitação”, informou o subsíndico.

São Paulo

Em São Paulo o serviço já existe há alguns anos. Muitas incorporadoras já lançaram empreendimentos com o serviço de compartilhamento de carros incluso.

“Nosso objetivo é que a moradia seja o grande propulsor da mobilidade. Além de pensarmos nas localizações dos terrenos, a ideia é dar o máximo de modais possíveis para que o cliente possa escolher o que melhor o atende no momento”, disse à época Alexandre Frankel, CEO da construtora Vitacon, que é referência no mercado brasileiro em oferecer praticidade aos moradores de seus empreendimentos.