Gustavo Acioli Torres, secretário de Desenvolvimento Sustentável de Maceió
Cada vez mais a sustentabilidade se torna assunto prioritário em gestões conscientes. Empresários, gestores públicos e até mesmo o cidadão estão sendo estimulados e cobrados a ter uma postura mais consciente.
Em Maceió, ainda há muito a ser feito, mas para o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, a capital tem avançado para outra realidade.
“Empresas têm implantado políticas de sustentabilidade que, além de preservar o meio ambiente, geram lucro. A população, em partes, tem ajudado e o poder público tem investido em projetos e ações para sensibilizar os cidadãos”, diz o secretário.
Para Torres, a cidade sustentável ideal é aquela que priorize a utilização de recursos sustentáveis nas construções e obras em áreas de lazer.
“Na capital, iniciamos há um tempo a substituição de materiais convencionais. Estruturamos dois parques infantis com madeira de reflorestamento, estamos ocupando espaços públicos com hortas urbanas e pomares para evitar o descarte irregular de lixo em áreas verdes e somente nos últimos quatro anos cerca de 50 mil árvores foram plantadas na cidade”, conta.
“A cidade sustentável ideal é aquela que priorize a utilização de recursos sustentáveis”
Segundo o secretário, a Prefeitura também tem buscado implantar políticas públicas sustentáveis, como é o caso da coleta seletiva e a instalação de iluminação em LED nas vias públicas e áreas de lazer.
“Aqui em Maceió, o trabalho da gestão é amplo e os benefícios se destacam. Educação ambiental, arborização, iluminação em LED, reflorestamento de áreas degradadas, reutilização de asfalto, reciclagem e coleta seletiva estão entre ações que, de forma integrada, colaboram para uma cidade mais verde e ecologicamente correta”, pontua Gustavo Acioli Torres.
Em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura está realizando a Semana Maceió Mais Sustentável, no Maceió Shopping, com palestras, oficinas e debates em mesas redondas para discutir sustentabilidade e práticas mais conscientes.
“O evento começou no último domingo (03) com a realização do Projeto Planta Maceió, onde foram realizadas doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e plantas ornamentais. No primeiro dia, 1500 mudas foram entregues à população e, até o final do evento, a meta é que este número chegue a 5 mil doações”, conta Torres.
Segundo ele, o evento foi pensado de modo que, a partir da realização, alertasse o cidadão sobre as formas de colaborar com uma cidade melhor, mais limpa e mais verde.
“São mais de 20 palestras e oficinas até o próximo domingo (10) com programação aberta ao público”, conta o secretário, convidando a população maceioense.