Cai o número de ações condominiais em São Paulo
A cidade de São Paulo registrou uma queda de mais de 30% no número de ações judiciais em janeiro. Um levantamento feito pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo revelou que houve uma redução de 34,3%no número de ações por falta de pagamento nos condomínios no primeiro mês de 2019 em relação a dezembro.
No acumulado dos últimos 12 meses, foram protocoladas 10.826 ações, redução de 20,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 13.671 ações.
De acordo com Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato da Habitação, confirma-se em mais um mês a prevalência dos acordos, impulsionados pelo Código de Processo Civil (CPC), que permite o protesto da cota condominial antes de eventual ação judicial.
“O Secovi-SP sempre irá recomendar a síndicos e administradoras de condomínios o estímulo ao acordo extrajudicial, mais rápido e menos oneroso para ambas as partes”, afirma Gebara.