João Carlos Martins, pianista
Cair. Levantar. Se reerguer. Se superar. Provar que não há limites. É assim a trajetória do maestro e pianista João Carlos Martins, responsável pela palestra motivacional de encerramento do Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami) – evento realizado na Bahia com a participação de todo o trade imobiliário brasileiro.
“Através da música, eu corri atrás dos sonhos, hoje eles correm atrás de mim”.
Com o recém-lançado filme que narra toda a sua biografia, o maestro emocionou a plateia em Salvador contando suas histórias de teimosia. O público riu, chorou e aplaudiu de pé a determinação do pianista João Carlos Martins.
“A pessoa tem duas possibilidades na vida: alcançar o sucesso ou encontrar uma adversidade. Ao atingir o objetivo, é preciso ter humildade. E ao lidar com o obstáculo, é necessário determinação. E foi isso que aconteceu na minha vida”, disse o pianista, que desde os oito anos enfrentou com problemas de saúde.
Perfeccionista e incansável ao piano, João Carlos foi diagnosticado com lesão por esforço repetitivo aos 18 anos. E aos 26 anos, já havia tocado no mundo inteiro com as principais orquestras até sofrer o primeiro acidente em um jogo de futebol em Nova York. “Ali começou minha saga”.
Depois disso, João desafiou limites. Tocou com dedeiras de aço e via, a cada concerto, o seu próprio sangue no piano. Por duas vezes, parou de tocar. Mas o amor à música falou mais alto, e o musicista voltou aos palcos.
“Quando percebi que poderia continuar na música através da regência, a única forma de agradecer a Deus era continuar procurando a excelência musical aliada a responsabilidade social”.
De acordo com o pianista, uma adversidade deve ser tratada com humor para mostrar a crença na trajetória da esperança.
A vida de João Carlos Martins é se reinventar. “Eu sempre procurei fazer de uma adversidade, uma plataforma para alçar um voe melhor. E cada vez que eu voltava, eu voltava numa forma melhor do que eu estava antes”.
“Através da música, eu corri atrás dos sonhos, hoje eles correm atrás de mim”