De acordo com o levantamento mensal da plataforma Superlógica Arbo, especializada em soluções tecnológicas e financeiras para o mercado condominial e imobiliário, o estado de Alagoas teve a menor taxa de inadimplência locatícia do Brasil, com 1,93%. Nacionalmente, a taxa de locatários inadimplentes chegou a 3,12%, enquanto a região Nordeste registrou 4,91%, ficando atrás apenas do Norte, com 5,12%.

Neste mês de agosto, o estado do Amazonas também recebeu destaque, porém de forma negativa. Os amazonenses alcançaram uma taxa de 13,66%, a maior do país. O estudo também levou em consideração a inadimplência locatícia por tipo de imóvel e por faixa de preço do aluguel a nível nacional. Em apartamentos, a porcentagem foi de 2,17%; em casas, foi de 3,38% e em imóveis comerciais, foi registrado 4,06% de inadimplentes.

Os dados do levantamento indicam uma queda na taxa de inadimplência locatícia no Brasil. Com 3,12%, a variação foi de 0,29 ponto percentual em relação ao mês anterior.

A plataforma

O índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica Arbo é um levantamento mensal de dados que apresenta o cenário de dívidas do mercado brasileiro de locação imobiliária. São levados em consideração o valor do boleto, o tipo de imóvel (apartamento, casa ou comercial) e a localização, além das datas de vencimento e pagamento, que mostram se há inadimplência ou não.