Banco Central reduz taxa Selic de 10,75% para 10,50% ao ano
Após reunião realizada nesta quarta-feira (08/05), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou redução da Taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 10,75% para 10,50% ao ano.
A ABRAINC destaca a importância de medidas contínuas para reduzir as taxas de juros e incentivar o desenvolvimento econômico do país.
A decisão desta quarta-feira do Copom do Banco Central é importante para o Brasil, uma vez que a continuidade da trajetória de queda na Selic é fundamental para a geração de emprego e renda da população, além de estimular a atividade industrial, incluindo o mercado imobiliário, em que taxas de juros elevadas impactam negativamente o custo dos financiamentos habitacionais.
A redução na intensidade da queda de 0,5% para 0,25% mostra a preocupação do Banco Central em controlar a inflação e também é reflexo de um momento mais adverso da economia mundial, onde os EUA estão tendo que retardar o processo de queda nos juros.
De qualquer forma, é necessário que o Banco Central siga comprometido com a redução da Selic no longo prazo de forma sustentável. O Brasil ainda tem a segunda maior taxa de juros real do mundo, o que é um grande entrave para o crescimento econômico do país.
Fonte: ABRAINC