Arquitetos e urbanistas estiveram na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para debater estratégias de vender serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil para outros países.
O presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Júnior; o coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, Fernando Marcio de Oliveira; e a vice-presidente da AsBEA, Míriam Addor, foram ao Rio de Janeiro com o objetivo de abrir novas oportunidades para arquitetos e urbanistas em outros países, conforme já vem sendo feito a partir das Oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior, que já foram realizadas em 11 cidades brasileiras, com a participação de cerca de 500 profissionais.
O apoio do BNDES nesse esforço foi debatido com o gerente da área de comércio exterior do BNDES, Tiago Toledo, e com a administradora Maria Cristina Ferreira.
Eles apresentaram um Plano de Fomento às exportações brasileiras de serviços, visando a diversificação dos serviços e produtos brasileiro oferecidos, com ampliação da participação de micro, pequenas e médias empresas e alcance de novos segmentos.
Nesta etapa o BNDES está mapeando as necessidades de instrumentos financeiros, financiamento ou garantias, para apoiar as vendas de empresas brasileiras no exterior.