Boletim Econômico ABRAINC indica eleva as expectativas para a inflação

De acordo com o Boletim Focus, publicado pelo Banco Central, as expectativas para a inflação neste ano foram elevadas para 3,76%. O estudo havia indicado uma elevação de 3,71% há quatro semanas. Além disso, as projeções também apresentaram elevação para o ano de 2025, chegando a 3,66%. Já em 2026 a expectativa é que a inflação alcance 3,50%.

Segundo os dados divulgados, o IPCA segue uma trajetória de queda desde o início do ano, apesar das projeções de alta da inflação. Em abril o principal índice de inflação ficou  em 3,69% no acumulado de 12 meses, frente a uma variação de 3,93% em março e 4,51% em janeiro. 

A pressão inflacionária no setor da construção se mantém estável. Os dados do INCC apresentados pela FGV apontaram que o acúmulo de 12 meses fechou em 3,48% no mês de abril, enquanto no mês de março fechou em 3,29%. O valor dos Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 3,29% em abril, já a Mão de Obra obteve uma elevação de 6,81%.

Expectativas para os juros

A taxa Selic em 2024 apresentou uma elevação de 0,62% em relação ao esperado no mês passado, chegando a 9,75% ao final de 2024, de acordo com as projeções. Esta elevação ocorreu após a última reunião do Copom, onde o ritmo de queda da Selic foi reduzido em 0,25%, depois de um período de 6 quedas consecutivas de 0,5%. O estudo ainda apontou um aumento de 0,5% para os anos de 2025 e 2026, passando de 8,5% para 9% para os dois anos.

Segundo a ata da última reunião do Copom, a maioria do comitê avaliou que era apropriado reduzir o ritmo de corte na Selic. “Consideraram, para tanto, que o cenário  esperado não se confirmou em função da desancoragem adicional das expectativas, da  elevação das projeções de inflação, do cenário internacional mais adverso e da atividade econômica mais dinâmica do que esperado”, diz o texto. A próxima reunião do COPOM está prevista para ocorrer nos dias 18 e 19 de junho.

Related posts

Construção: Mais de 9 mil trabalhadores vacinados no Maranhão

by gabriela
4 anos ago

Intenção de consumo das famílias cresce em dezembro

by Breno Leal
7 anos ago

Caixa: mais de 100 mil pedidos de pausa no contrato habitacional

by gabriela
5 anos ago
Sair da versão mobile