Com o objetivo de fortalecer as relações intrabloco, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sedia a 2ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI19). O evento está marcado para o dia 11 de outubro, na sede da Confederação, no Centro do Rio de Janeiro, e vai debater temas estratégicos para o setor de comércio e serviços, no âmbito do bloco econômico, como as negociações comerciais em curso.
A conferência será dividida em três grandes painéis, que terão como temas centrais: conjuntura internacional do Mercosul; negociação brasileira no Mercosul; e oportunidade e desafios empresariais. O quadro de palestrantes será composto pelos negociadores do governo brasileiro, membros do corpo diplomático do bloco e das câmaras de comércio dos países membros e associados.
“Estarão presentes todas as instituições patronais representativas dos países que compõem o Mercosul. Entendemos que estamos cumprindo mais uma missão, fazendo parte das funções da CNC promover uma boa interlocução entre o Poder constituído e os anseios do empresariado”, ressalta o presidente da Confederação, José Roberto Tadros.
Estão confirmadas as presenças de Jorge Luis Di Fiori, presidente da Câmara de Comércio da Argentina; Peter Thomas Hill Dowd, presidente da Câmara de Comércio de Santiago do Chile; Gustavo Vaneiro, embaixador do Uruguai; Jose Kinn Franco, embaixador da Bolívia; embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, do Ministério das Relações Exteriores; João Luís Rossi, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia; Lic. Ernesto Figueiredo Coronel, presidente da Câmara de Comércio do Paraguai; Jean Pierre Antelo, tesoureiro da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco); Gustavo Cupertino Domingues, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Rolando Kempff Bacigalupo, presidente da Câmara Nacional de Comércio da Bolívia; Julio César Lestido, presidente da Câmara de Comércio do Uruguai; Ambrosio Bertolotti, secretário permanente do Conselho de Câmaras do Comércio do Mercosul; e Carlos Arecco, diretor da Câmara Argentina de Comércio e Serviços. Também são esperados os embaixadores da Argentina, do Paraguai e do Chile.