As novas medidas de proteção e estímulo ao setor da construção civil anunciadas pela Caixa Econômica Federal passam a valer a partir desta segunda-feira (13) e poderão beneficiar mais de 5 milhões de famílias preservando mais de 1,2 milhão de empregos. São cerca de R$ 43 bilhões em recursos injetados na economia que contribuem para a sustentabilidade da carteira habitacional e manutenção da adimplência das operações.
As empresas do setor podem contar com a antecipação de até 20% dos recursos do Financiamento à Produção de empreendimentos para obras a iniciar e também com a antecipação da liberação dos recursos correspondentes de até 10% do custo financiado para obras em andamento e sem atrasos no cronograma.
Além da pausa de 90 dias no financiamento habitacional anteriormente anunciada para pessoas físicas, a Caixa também ofertou aos mutuários inadimplentes a possibilidade de pagamento parcial da prestação do financiamento, por 90 dias.
A Caixa pretende estimular ainda crédito imobiliário com a carência de 180 dias para quem os novos compradores de imóveis.