O sonho da casa própria está presente na vida de cada família. Seja no aluguel ou na compra, a dúvida aparece na cabeça de cada pessoa: “Qual a melhor opção: casa ou apartamento?”
Não existe resposta certa para esta pergunta, porque a escolha depende de fatores individuais como estilo de vida, quantidade de membros na família, tipo de personalidade de cada um. Têm pessoas que adorariam morar em uma casa com jardim agradável, por exemplo, mas viajam muito e esse fator torna o apartamento a alternativa mais prática e vantajosa.
Diversos elementos interferem nessa decisão e, para auxiliá-lo, elencamos alguns pontos para sua análise. Avalie cada um deles, enumere as vantagens e desvantagens… e boa escolha!
CASA
A casa nos remete mais facilmente a sensação de lar. É a moradia ideal para famílias grandes ou para quem gosta de receber os amigos.
O espaço externo é um fator determinante para quem faz a opção pela residência, pois a possibilidade de uma área externa exclusiva e proporcionar momentos de convívio e lazer é um sonho. Para as crianças, nada como a liberdade de correr pelo quintal ou brincar no jardim. Sem falar na maior comodidade para criar animais de estimação ou criar a própria horta.
Vantagens
-
Áreas externas amplas, possibilitando a convivência com animais de estimação de grande porte.
-
Para quem gosta de plantas, um espaço externo bem cuidado, com paisagismo adequado é relaxante. Permite também o plantio de árvores frutíferas.
-
Possibilidade de ambiente multiuso – utilização para fins comerciais e residenciais ao mesmo tempo.
-
Liberdade para criar suas próprias regras. Essa sensação de liberdade é um dos fatores que mais interferem na decisão de morar em casas. Mesmo nas situadas em condomínios, a liberdade ainda é consideravelmente maior do que as regras estabelecidas nos edifícios.
-
Maior privacidade e tranquilidade, devido a maior distância geográfica entre os vizinhos. Além disso, este espaço contribui para redução do barulho vindo das outras casas.
-
Permite reformas e modificações estruturais, seja alteração na planta do imóvel em si, ou na área externa, desde que o terreno permita.
-
Piscina exclusiva e do tamanho que o espaço permitir.
-
Ter Garagem própria, adequando-a a quantidade de carros da família.
-
Não pagar condomínio, quando não localizado dentro de um.
Desvantagens
-
A existência de uma manutenção muito maior e mais onerosa que a de apartamentos.
-
Despesas com segurança, como alarmes residenciais e vigilância no bairro. Vale ressaltar que uma segurança bem planejada e monitorada é tão eficiente quanto a dos condomínios. Além dos equipamentos de segurança, geralmente as casas contam com cães de guarda.
-
Para quem tem preocupação com a principal desvantagem, a segurança, uma ótima opção é um imóvel situado em condomínio horizontal fechado, que permitem a proteção equivalente ao apartamento, aliados ao espaço e a privacidade da casa.
-
No caso de viagens longas, existe uma logística a solucionar para a casa sozinha.
-
Insetos e outras pragas são problemas a solucionar e comuns para quem vive no térreo: baratas, ratos, cupins, pernilongos, dentre outros.
APARTAMENTO
Apartamentos são ótimos para quem procura segurança e praticidade no dia a dia. No entanto exige paciência e anuência com as regras preestabelecidas. Morar em apartamento pressupõe convivência, portanto, procure informar-se sobre as regras do condomínio e os conflitos e rotina dos vizinhos, verificando se existe compatibilidade para você e sua família.
Em geral, os apartamentos são mais procurados por pessoas solteiras ou casais jovens, que preferem esse tipo de moradia por passarem muito tempo fora de casa.
Entretanto, eles também são opções de escolha de muitas famílias devido aos menores custos de manutenção (se comparados com residências) e à localização, geralmente perto de escolas, supermercados, restaurantes e shoppings.
Vantagens
-
Maior segurança. Esta é a razão da preferência de solteiros, jovens casais, e famílias com filhos pequenos, já que essas pessoas passam muito tempo fora de casa.
-
Para famílias com crianças, é uma excelente oportunidade dos filhos construírem novas amizades e brincarem com segurança.
-
A maioria dos prédios tem portaria 24 horas monitorada e com controle de acesso. A estrutura que geralmente conta com porteiros, faxineiros e vigias. Vantagens de auxiliar na limpeza, segurança, e na entrega de encomendas e correspondências, por exemplo.
-
Existe a probabilidade de aumentar o círculo social, devido a amizade com os vizinhos mais próximos.
-
Despreocupação com manutenção em geral, que é responsabilidade do condomínio. A preservação patrimonial foca exclusivamente no próprio apartamento.
-
Geralmente estão localizados em bairros valorizados, a casa na mesma região costuma ser mais onerosa.
-
Conta com maior facilidade na limpeza e conservação.
-
Possibilidade de infraestrutura completa na área de lazer para toda a família, com piscina, academia, salão de festas e playground.
Desvantagens
-
Normas de convívio definidas em Estatutos, limitando e reduzindo os hábitos individuais de cada família.
-
Vagas de garagem limitadas e pré-definidas, indisponíveis aos convidados e visitantes, na maioria das vezes.
-
Os horários e regras de áreas comuns devem ser cumpridas por todos os condôminos, incluindo as áreas de lazer.
-
Maior preocupação com barulho dos vizinhos. Som alto, festas em áreas comuns e buzinas são os mais corriqueiros.
-
Custos consideráveis com o condomínio, o valor dessa despesa corresponde a uma expressiva parcela do orçamento familiar.
-
Dependendo da quantidade de apartamentos no edifício, os elevadores ficam lotados nas horas de maior movimento. Os prédios mais baixos geralmente não dispõem de elevador. Este fato deve ser analisado com cuidado porque, apesar do condomínio ficar mais barato, traz alguns desconfortos… imagine chegar após um dia de trabalho com a compra mensal do supermercado??!!
-
Espaços internos pequenos, com poucas possibilidades de reformas e ampliação.
-
Nem sempre o Estatuto permite animais de estimação.
-
Reuniões de condomínio são realizadas para definição de temas comuns como reformas, manutenções, taxas, por exemplo. Nem sempre todos concordam com os mesmos objetivos, o que pode gerar desconforto.
Seja qual for sua escolha, o importante é que você e sua família sejam felizes no novo lar, já que toda alternativa tem aspectos positivos e negativos.