Já estamos chegando perto do natal, data a qual comemoramos e enfeitamos com muitas luzes e diversos aparatos. Como de costume a prefeitura de maceió deu início a montagem da decoração natalina na orla da cidade. Porém o espetáculo deste ano está longe de superar o de 2019. Acontece que por causa da pandemia a decoração terá uma redução de 40% comparado ao ano passado e terão os itens suspensos nos coqueiros, postes e nas árvores da orla.
De acordo com Jair Galvão, que é secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer: “Este ano, foi preciso reduzir o número de ornamentos e adequar a decoração natalina às necessidades do momento. Para evitar aglomeração e garantir a segurança de todos, priorizamos os itens aéreos, como piscas e projetores em postes e coqueiros, em detrimento dos terrestres. Mesmo com essas adequações, a Prefeitura de Maceió vai conseguir oferecer a maceioenses e turistas um Natal bonito e iluminado, o que já é referência entre os destinos nacionais”.
A decoração vai iniciar na orla do Jaraguá e irá até a orla de Cruz das Almas, passando pelas principais orlas da cidade, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Outros pontos que também irão receber os enfeites de natal serão a Praça Gogó da Ema, o antigo Alagoinhas e o Corredor Vera Arruda.
Quem está cuidando dessa preparação é a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). Estão sendo instalados 260 ornamentos e poste, 900 projetores RGB nos coqueiros além de 500 pisca-piscas, 12 luminárias bola, e 15 árvores pequenas, que serão postas no letreiro “Eu Amo Maceió”. A decoração deve estar pronta na próxima semana.
Natal Dos Folguedos
No ano passado Maceió foi classificada como a cidade natalina mais bonita do Brasil. Isso não somente por causa da decoração mas também por causa das atrações do Natal dos Folguedos. A programação ocorreu entre os dias 5 à 22 de dezembro de 2019. E contou com mais de 100 atrações fossem musicais, de danças tradicionais e até mesmo com a vila gastronômica.
Esse ano a programação terá a duração de 10 dias apenas, iniciando no dia 10 e terminando no dia 20 de dezembro. Serão tomadas algumas medidas de segurança contra o novo coronavírus como a distribuição do álcool 70%, distanciamento das cadeiras e medição da temperatura.
Jair Galvão afirmou que: “O Natal dos Folguedos chega a sua quarta edição em um momento estratégico para alavancar a retomada do turismo e fortalecer ainda mais a valorização dos nossos atrativos, com um autêntico natal nordestino, colorido, alegre e cultural. Para que fosse possível a realização do evento, precisamos adequar o formato e adotar uma série de medidas sanitárias para oferecer ainda mais segurança aos maceioenses e turistas, que poderão aproveitar nove dias de programação gratuita com muita gastronomia, música, apresentações artísticas, artesanato, um Papai Noel turista e muito mais em um dos nossos principais cartões-postais, a orla marítima”.