Contratar alguém é sempre uma tarefa que requer cuidados. Em condomínios, a atenção precisa ser dobrada, já que o funcionário passa a conhecer e acompanhar o dia a dia de várias famílias.
“Existe um acesso às crianças e a informações privilegiadas acerca dos moradores, sendo assim necessário muito cuidado na escolha da equipe de trabalho”, diz o psicólogo e mestrando em RH, Robson Menezes.
Segundo Robson, é importante buscar ter opções qualificadas para o cargo, verificar o comportamento do candidato nos empregos anteriores, fazer uma boa entrevista e, se possível, contratar empresa especializada para realizar a seleção.
Mas os cuidados devem continuar após a contratação, como por exemplo, acompanhar a aproximação de crianças pequenas com novos funcionários de forma supervisionada.
“Deve-se evitar deixar chaves sob responsabilidade de funcionários novatos do prédio. Além disso, acompanhar o nível de desenvolvimento e desempenho do funcionário durante os seis primeiros meses é indispensável”, afirma o psicólogo.
Agora, no caso de empresas terceirizadas, além de tomar as precauções já citadas, deve-se pedir a empresa que, quando enviar um novo profissional, envie junto a cópia da carteira de trabalho assinada e acompanhar se os funcionários estão recebendo salários e benefícios dentro do prazo estabelecido pela CLT.