Decoração de Natal em condomínio: beleza e economia
Árvores enfeitadas, guirlandas, presentes, luzes coloridas e… chegou o Natal! Por muitos a época mais esperada do ano, um momento de celebrar e confraternizar. E, neste momento, beleza é fundamental. A decoração é cada vez mais exigida e os condomínios também participam desta ornamentação natalina como extensão das próprias unidades.
As lojas já estão no ritmo de vendas para o período, os shoppings centers preparam toda aquela decoração central para encantar os clientes, as cidades se enchem de luzes e não há como ignorar o clima do Natal.
E o desejo de todos é uníssono: ter uma decoração de Natal que encante os olhos e provoque reações agradáveis. Nos condomínios, seja residencial ou comercial, a situação chega a ser mais delicada para chegar a este consenso, pois envolve vários fatores, principalmente o financeiro.
O projeto decorativo da data pode ter custo elevado e, ainda em tempos de crise econômica, gerar controvérsias entre condôminos. Além da necessidade de compra de adornos e enfeites, as luzes pisca-pisca ainda provocam o aumento na conta coletiva de energia.
Para alguns especialistas, o ideal é que o orçamento destinado ao momento natalino seja definido em assembleia para que todos possam opinar no montante a ser desembolsado. Porém, quando a verba destinada a tal finalidade não for exorbitante, o próprio síndico e o conselho podem definir – desde que não ultrapasse o bom senso.
Em momentos de crise financeira, segundo a decoradora Sabrina Magalhães, a escolha das cores pode fazer toda a diferença nos custos decorativos.
“O pulo do gato para decorar a árvore de Natal em momentos difíceis é a escolha certa das cores, as coringas seriam vermelho e dourado. Por serem cores tradicionais do período, podem ser aproveitadas nos próximos anos sempre acrescentando um pouquinho mais de decoração para mudar a cara do Natal sem mexer muito no bolso”, explica a especialista que há oito anos trabalha com decoração de Natal em são Paulo.
Outra dica de Sabrina Magalhães é escolher o tamanho certo da árvore de Natal, principalmente para quem vai montar a primeira.
“O tamanho influencia e muito até mesmo na quantidade de enfeites e no armazenamento posterior da árvore. E quando estiver montada, o primeiro adorno a ser colocado deve ser o pisca-pisca para facilitar a colocação dos outros enfeites”, comenta ela.
A iluminação é um quesito a parte na decoração natalina, mas assusta pelo presente indesejado: um aumento na conta de energia. Para atenuar o gasto de energia, uma boa opção são as lâmpadas de LED, que possuem um consumo de até sete vezes menos do que as antigas incandescentes.
Inicialmente, as lâmpadas de LED têm maior custo que as tradicionais, mas compensam por sua durabilidade e futura economia.
Outra vantagem da utilização de lâmpadas e enfeites em LED é o baixo nível de aquecimento do produto, o que proporciona maior segurança para as pessoas – pois a lâmpada convencional tem o poder de aquecimento elevado e pode provocar incêndios.
Para muitos prédios, o período natalino já é parte da programação financeira anual do condomínio e tem verba exclusivamente destinada para a festividade. Em vários deles há inclusive um evento especial com a chegada do Papai Noel para celebrar a época.
“Preservar a magia do Natal é algo importante para todos nós. Por isso, sempre caprichamos na decoração e aproveitamos para tornar o momento uma verdadeira confraternização”, comentou Ângela Maria, síndica de um condomínio na Ponta Verde.
Mas, se de um lado há condomínios que exaltam a importância da data; do outro, mesmo com dicas e várias opções para economizar, alguns optaram por não decorar o prédio.
A engenheira Anna Híria é apaixonada pelos festejos natalinos e o prédio onde vive em Goiânia com o marido este ano não recebeu os enfeites de Natal.
“Ano passado ainda tivemos uma decoração simples. Este ano, nada. Eu amo o Natal e por mim o prédio seria decorado do chão ao teto”, disse a engenheira.
No prédio onde vive a médica Liana Machado, em Santos, também há ausência decorativa. “É o primeiro Natal que passo neste prédio e é também o primeiro condomínio que vivo sem decoração de Natal”, informou a médica.
Luzes seguras
Na hora de montar a decoração e, principalmente, as luzes, a maioria só se preocupa com a economia de energia, mas a instalação também requer segurança. Afinal, as pequenas lâmpadas são alvo fácil de crianças.
Antes de iniciar a decoração das fachadas e instalação dos enfeites nas Árvores de Natal, é importante verificar as condições dos fios dos piscas-piscas. É comum que, ao longo do tempo após vários anos de uso, os cabos de enfeites guardados fiquem ressecados ou rompidos.
Outra recomendação é providenciar uma revisão das instalações elétricas para assim evitar possíveis curtos-circuitos. Se tiver alguma dúvida quanto à segurança, é importante consultar um profissional qualificado.
É preciso também observar o estado dos fios decorativos e dos piscas para verificar se há algum fio desencapado ou emendas. Na hora em que fizer a instalação, deve-se desligar o circuito de energia e, ao ligar a decoração, não se deve utilizar benjamins, os famosos “Ts” e tomar cuidado para não ultrapassar o limite de carga da tomada.
Outra precaução de segurança, de acordo com Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia), é checar o estado das instalações elétricas antes de ligar qualquer enfeite natalino à tomada, verificando se a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, são compatíveis com a carga elétrica requerida. Assim, o consumidor deve ficar atento às informações sobre potência, tensão de alimentação e instruções de uso que constam nas embalagens dos piscas-piscas.
Com atuação em quatro estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), a CPFL Energia criou uma campanha para garantir que as festividades ocorram com segurança, economia e alegria.
“Nunca ligue vários enfeites em uma tomada, usando o benjamim, ou faça emendas de fios, que também podem ser pontos de superaquecimento. Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional, é causa comum de danos graves, choques e até a queima da fiação elétrica, com risco de provocar incêndios”, afirma o gerente de Segurança e Saúde do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.
Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo. Dessa forma, deve-se evitar o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis, como cortinas e tapetes. Também é preciso ficar atento ao comprar as luzes e piscas, evitando as que contenham metal, pois este material pode conduzir energia e provocar choques elétricos.
Ao sair de casa ou quando for dormir, é preciso desligar a iluminação natalina. É importante sempre adquirir produtos certificados com o selo do Inmetro e em lojas especializadas.
De acordo com o gerente de Segurança da Eletrobras, Rafael Clemente, além das dicas mencionadas, ele orienta a ter atenção ao comprar árvore de Natal, dando preferência às que possuem a etiqueta ‘resistente ao fogo’ e à necessidade de ficar atento a criançada.
“O Natal e a decoração iluminada tornam o período mágico e encantador para as crianças, porém é preciso ter cuidado, pois elas se sentem atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites”, alertou Rafael.
O correto é sempre contratar um eletricista qualificado para abrir o quadro de força da residência e verificar todas as conexões de cabos.
No shopping
A decoração de Natal dos shoppings centers já virou um tradicional acontecimento para o comércio varejista. A cada ano, os centros comerciais tentam superar o ano anterior (e seus concorrentes também) com cenários mais belos e encantadores para os clientes e, principalmente, as crianças que ficam enfeitiçadas pela magia do momento.
No shopping de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a grande estrela da decoração é a Galinha Pintadinha com um espaço totalmente reservado para o desenho animado e suas referências.
“A Galinha Pintadinha é um dos personagens favoritos das crianças. E aqui elas brincam e estimulam a imaginação e a coordenação motora”, diz Marcus Sanabria, gerente de marketing do estabelecimento.
Com as novas tecnologias, a decoração também integra o ambiente e permite a interatividade com os clientes.
Em Porto Alegre, um shopping planejou uma programação de Natal, envolve decoração e ações de marketing, que terá investimento de R$2,5 mi.
“Boa parte dos empreendimentos de ponta já está inaugurando as vitrines e a área central, com um avanço que permite que o público, além de apreciar, possa interagir com a decoração. E acredito que seja irreversível, porque surpreende a pessoa de forma mais eficaz e mantém o consumidor por mais tempo dentro do shopping”, avalia o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luis Augusto Ildefonso da Silva.
Decoração de rua
A decoração de Natal vai além dos empreendimentos comerciais e residenciais e invade toda a cidade. Em Maceió, já virou tradição a decoração natalina da orla da cidade. A cada ano, uma nova expectativa do que vem de novo.
As luzes e cores agradam a moradores e turistas, que se multiplicam durante este período. Os a adornar com luminárias de LED a orla marítima e outras áreas da capital com enfeites natalinos.
Elaine Rocha costuma praticar exercícios na beira da praia no período noturno e gostou do que viu. “Tá bonito, atrai as pessoas e prende a atenção, nos faz ficar um pouco mais”.
O casal de turistas gaúchos Evaldo e Giovana está passeando em Maceió, ele pela primeira vez e ela, a segunda. Evaldo se encantou com a iluminação natalina.
“Nossa, muito lindo. A gente não vê bagunça, tudo limpinho, iluminação linda, uma cidade recomendável. Meus parabéns, é fantástico”. Giovana também elogiou e comparou com sua primeira visita a cidade. “Eu vim da outra vez e era bonita, mas agora está mais bela, mais organizada”, disse o sulista.
De acordo com o superintendente Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Frederico Lins, toda a decoração nos postes da orla e a árvore instalada na Praça Gogó da Ema, na orla da cidade, fazem parte de uma programação festiva para dar uma nova característica à capital alagoana.
“Mais um ano do Natal de Folguedos, a Prefeitura está preparando uma grande festa, com artistas locais. Iniciamos uma nova tradição em Maceió e vamos seguir em frente, transformando nossa cidade na capital com o Natal mais iluminado do país”, afirma o superintendente.
Já em Arapiraca, a prefeitura preparou uma programação especial chamada de ‘Natal em Família’, com direito à árvore de natal de mais de 20m e iluminação especial em diversos pontos da cidade.
Confeccionada especialmente para a Capital do Agreste, a árvore carrega a família na base, folhas de fumo com desejos de amor, paz, união, luz e fé, e uma estrela na ponta. Os postes da cidade estão com bandeiras iluminadas. Anjos, estrelas e ícones de música enfeitam-nos.