Dia Mundial da Água: Dicas para poupar água
Ajudando o planeta
A água é essencial para a vida, mas não é novidade que a cada ano ela se torna mais escassa em todo o mundo. Grande parte da culpa pode ser atribuída ao uso desregrado e sem consciência. Segundo a ONU, 110 litros de água por dia são suficientes para uma pessoa ter suas necessidades básicas atendidas. No Brasil, entretanto, os habitantes consomem mais de 163 litros diariamente.
Mudanças de postura de consumo são essenciais para que a água do planeta não acabe. Por isso, neste Dia Mundial da Água, separamos 15 dicas de como economizar água no seu dia a dia. Espalhe essas práticas com outros moradores do seu condomínio! O planeta agradece.
1) Não tome banhos demorados! Cinco minutos são suficientes para um bom banho. Cada minuto de ducha equivale a cerca de 20 litros de água gastos, dependendo do chuveiro.
2) Se você identificar que alguma torneira da sua casa ou apartamento está pingando, conserte imediatamente. Esse tipo de desperdício pode chegar a 2 mil litros por mês. Lembrando que nessas situações, apertar a torneira pode desgastar a arruela e agravar o vazamento.
3) Quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, feche a torneira. Uma torneira aberta desperdiça 80 litros de água em 5 minutos. Por isso, só abra quando realmente for usar.
4) Se o seu vaso sanitário tiver a opção, use meia descarga no banheiro sempre que for apropriado. Você pode economizar cerca de 8 litros de água por descarga.
5) Sempre que for utilizar uma toneira ou chuveiro na opção “quente” ou “morna”, guarde em uma jarra ou balde a água fria que sai até esquentar. Você pode regar plantas e economizará cerca de 4 litros cada vez que fizer isso.
6) Na hora de utilizar a máquina de lavar roupas, não faça várias lavagens com poucas peças, use sempre a capacidade total. Reduzir o número de lavagens pode gerar grande economia. Modelos com abertura superior, por exemplo, chegam a usar 240 litros por lavagem.
7) Reutilize a água da sua máquina de lavar roupa para lavar a calçada.
8) Antes de lavar deixe os pratos, panelas e talheres de molho. Ao lavar, enxágue na pia cheia de água em vez de sob a toneira. Você pode economizar 15 litros por minuto.
9) Quando for lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se ao final da lavagem você tiver utilizado até seis baldes, a economia chegará a 150 litros.
10) Aproveite a água da chuva para uso não potável. Ela pode servir na hora de lavar o quintal, regar plantas ou em descargas.
11) Acostume-se a usar a vassoura no lugar da mangueira na limpeza da calçada ou quintal da sua casa. A mangueira, quando ligada por 15 minutos, gasta cerca de 280 litros de água.
12) Opte por ter no seu jardim ou varanda plantas que consomem menos água, como cactos e suculentas. Além de darem menos trabalho, não exigem uso de produtos químicos na manutenção.
13) As plantas absorvem mais água em horários quentes, por esse motivo regue-as pela manhã, final do dia, ou ainda pela noite. Isso evita a perda por evaporação. Dê preferência aos regadores em vez da mangueira.
14) Evite ao máximo desperdiçar água da piscina. As grandes devem ter água tratada para não precisar que seja feita troca, e devem ser cobertas com lona se não estiverem sendo utilizada, a fim de evitar a evaporação. É aconselhável manter a linha d’água 10 a 15 cm abaixo do nível das margens para evitar transbordamento.
15) Esteja sempre atento se equipamentos como vaso sanitário necessitam de reparo. Um vaso que segue vazando mesmo depois de esvaziar, por exemplo, dependendo do tamanho do problema, podem ser desperdiçados até 200 mil litros de água em um ano. Canos e torneiras também devem ser verificadas com frequência.
Ainda sobre a dica número 15, separamos para você algumas orientações sobre como descobrir vazamentos. Veja:
Na instalação interna
Feche o registro hidrômetro, abra a torneira logo após e espere toda a água escorrer. Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira e se água do copo for sugada é sinal de que existe um vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.
Dentro de casa
Feche todas as torneiras e não use os sanitários. Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água. Marque o nível da água na casa d’água e após uma hora confira se o nível permanece no lugar marcado. Se estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.
Na válvula ou na caixa de descarga
Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há um vazamento na válvula ou na caixa de descarga.