Emissão de passaportes exigirá menos documentos

Quem for tirar o passaporte a partir de dezembro passará a apresentar um número menor de documentos. É que começa a ser implementada aos poucos a dispensa dos comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e do comprovante de pagamento da taxa. A medida faz parte do programa do governo federal Brasil eficiente e vale para todo país até o final de 2018.

Criado em março deste ano, o programa tenta desburocratizar a oferta de serviços e reduzir custos. Além da emissão do passaporte, outros serviços vão passar por processo de desburocratização. “O objetivo é a simplificação administrativa, a modernização da gestão e a melhoria da prestação dos serviços públicos tanto para os cidadãos e sociedade civil como para as empresas com que o governo tem relação. É um modelo que busca também reduzir custos”, explicou a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa.

No caso do passaporte, permanece a obrigatoriedade de apresentar o documento de identidade, CPF e naturalidade. Os documentos que tiveram a apresentação dispensada serão buscados na base dados do governo pelo órgão responsável pela emissão do passaporte. Assim, o cidadão não terá que solicitar um documento em um órgão governamental para em seguida entregar em outro.

Related posts

QuintoAndar usa nome de concorrente no buscador do Google, denuncia empresário

by Breno Leal
6 anos ago

Avança o número de mulheres na construção e mineração

by Breno Leal
6 anos ago

IMÓVEIS | Empresas unem tecnologia ao formato tradicional de consultoria presencial

by Breno Leal
6 anos ago
Sair da versão mobile