Filmes brasileiros disputam seis festivais internacionais em fevereiro

O cinema nacional vem fazendo bonito dentro e fora do país e uma prova disso é o reconhecimento. Vários filmes e projetos cinematográficos brasileiros estão participando de festivais internacionais neste mês de fevereiro.

Entre os festivais, um dos mais importantes é o Festival de Berlim, na Alemanha, que começa no próximo dia 15 e vai até o dia 25 de fevereiro, com diversos filmes brasileiros selecionados para suas variadas mostras.

O curta-metragem Terremoto santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, concorre na competição Berlinale Shorts, que tem ainda outras duas produções brasileiras selecionadas: Alma bandida, de Marco Antônio Pereira; e Russa, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., esta última uma coprodução com Portugal.

O curta-metragem Terremoto santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, concorre na competição Berlinale Shorts. (Foto: Divulgação)

Ainda em Berlim, a mostra Panorama é a que tem mais títulos brasileiros em sua programação: Tinta bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzenbacher; Bixa travesty, de Claudia Priscila e Kiko Goifman; Ex-pajé, de Luiz Bolognesi; e a coprodução com a Alemanha e a França O processo, de Maria Augusta Ramos. A participação do cinema brasileiro na mostra se completa com o novo trabalho do diretor Karim Aïnouz, Aeroporto Central, parceria Brasil-Alemanha-França.

Já na competição oficial de longas-metragens, que oferece o Urso de Ouro aos vencedores, o representante do Brasil é As herdeiras/Las herederas, de Marcelo Martinessi. O longa é uma coprodução brasileira com o Paraguai, a Alemanha, o Uruguai, a Noruega e a França.

Longa As herdeiras/Las heredeiras conta a história de uma mulher cuja herança recebida já não dá mais conta dos gastos. | Foto: Divulgação

No Mercado de Coprodução, evento paralelo ao festival realizado na capital alemã, os projetos A primeira morte de Joana, de Cristiane Oliveira; e The sound of animals fighting, de Sibs Shongwe-La Mer, participam.

Em Lisboa, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin), que acontece de 27 de fevereiro a 6 de março, conta com quase 20 obras brasileiras distribuídas pelas mostras de sua nona edição. Entre elas, três longas-metragens que fazem parte da competição principal: Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira; Praça Paris, de Lúcia Murat; e Mulher do pai, de Cristiane Oliveira.

Ancine

As produções estão recebendo apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A ajuda é oferecida por meio de um programa da agência que concede auxílios diversos, dependendo da classificação de cada evento.

Related posts

Realidade aumentada: um novo jeito de conhecer um imóvel

by Sinval Autran
8 meses ago

De férias com namorado, Fátima Bernardes anda de metrô em Paris

by gabriela
6 anos ago

Juliette mostra cômodos de sua nova mansão antes de realizar reforma

by Sinval Autran
8 meses ago
Sair da versão mobile