Fim de ano exige organização e planejamento nos condomínios
O ano de 2021 está terminando e isso implica em uma série de medidas que devem ser tomadas pelos síndicos, a fim de manter tudo em ordem. Um condomínio preparado para todas as particularidades do fim de ano evita transtornos e imprevistos desagradáveis.
Algo muito comum de ocorrer neste período é o aumento no índice de inadimplência, causado pelas viagens de fim de ano. Por isso, é válido enviar comunicados e/ou circulares relembrando os condôminos de suas responsabilidades.
Outra característica dos últimos dias do ano em um condomínio é a pouca circulação de pessoas por conta das férias e viagens de Natal e Réveillon. É dever da administração condominial, então, alertar os moradores sobre as medidas de segurança para este período, afinal, pessoas mal-intencionadas sabem que neste momento o local pode estar mais vulnerável.
A gestão condominial tem, ainda, obrigações com os funcionários. É comum no Natal e Ano Novo as folgas para os colaboradores. O ideal é organizar previamente um revezamento de plantão para as duas festividades e oficializar a decisão com assinatura dos colaboradores. Feito isso, a tabela deve ser divulgada para funcionários e moradores.
Caso o condomínio precise utilizar folguistas durante o período, os moradores e funcionários devem ser comunicados. Na hora de contratar, procure agências especializadas que forneçam estes profissionais. Segurança em primeiro lugar!
Os moradores que não viajarem no fim de ano podem querer aproveitar a estrutura do condomínio, por isso, é necessário fazer manutenção em todas as áreas de lazer, como piscinas, playgrounds, sala de jogos, espaço para festas etc. Todo cuidado é pouco para evitar problemas.