Segurança, menor custo e privacidade se destacam
O Litoral Norte de Maceió ganhou um empreendimento imobiliário inédito. Pela primeira vez uma incorporadora vai entregar um residencial vertical localizado dentro de um condomínio horizontal de casas de luxo. Trata-se do Palazzi Orizzonte, que está sendo lançado pela Zampieri Incorporações. Situado em Jacarecica, bairro com o segundo m² de compra e venda mais valorizado da capital segundo dados do índice FipeZap, o empreendimento fica a 2 km de distância do principal shopping center da cidade, o Parque Shopping Maceió, e reúne beleza, sofisticação e localização privilegiada.
O Palazzi Orizzonte será construído dentro do Horizonte Fênix, um condomínio de casas de alto padrão. O edifício Palazzi Orizzonte estará no último platô do condomínio horizontal, com área verde de preservação ambiental exclusiva atrás do empreendimento, além da vista mais surpreendente do mar a sua frente. Privacidade, exclusividade e diferenciais com apenas 26 unidades. O empreendimento terá o máximo aproveitamento do terreno de 2100m2, com conforto total para os moradores e a perfeita integração das áreas internas e externas.
Com nove pavimentos tipo, além do pavimento garagem e dois subsolos, os cômodos possuem vista para o mar. Os moradores terão 2.100 metros de área de lazer e 5 amplas vagas + escaninho por apartamento. As unidades possuem entre 214,46 e 224,37 m² e contarão com 4 suítes, sendo uma master. O Palazzi Orizzonte será dotado de três simultâneos espaços gourmet com vista mar, e extraordinária piscina, também com vista mar.
O projeto impressiona não apenas pela beleza da fachada, mas também pela forma como cada ambiente foi pensado. Para Edalmo Lôbo, arquiteto que assinou o projeto do Palazzi Orizzonte, o empreendimento é diferenciado por ser é um edifício beira-mar em um terreno acima do nível do mar, diferente do que existe em áreas como Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara.
“A área de lazer é superior a qualquer outro empreendimento neste padrão. O terreno permitiu que o espaço fosse dividido e que três ou quatro famílias possam aproveitar as áreas de lazer sem interferir uma na outra. Não concentramos a área de lazer em apenas um ponto. Há espaços para crianças, jovens, adultos”, detalhou, explicando que buscou fazer três apartamentos por andar sendo todos nascentes, inclusive os quartos, salas e varanda.
Os arquitetos Tiago Angeli e Ricardo Leão assinam o projeto de interiores do Palazzi Orizzonte e imprimiram uma linguagem aproximada da casa, como eles definem. “Os projetos de apartamentos têm que ser encarados para não parecerem um apartamento, para que o morador vivencie uma experiência como uma casa. Apesar de ser um prédio, ele está localizado dentro de um condomínio de casas de luxo. A gente quis reforçar isso”, explicou Ricardo.
Além da ambientação das áreas comuns, eles também trabalharam para a ambientação dos apartamentos e priorizaram a bela vista do mar e a ideia de que não há vizinhos. “É uma proposta de prédio exclusivista, sendo o principal da região. Parece uma casa. E o que remete a uma casa? Ela sempre precisa dispor de alguns elementos, como privacidade, conforto ambiental, aproveitamento máximo da iluminação e ventilação natural. A exploração desses elementos na arquitetura é o que faz com que a casa seja agradável e especial”, completou Tiago Angeli.
Acompanhando a concepção do Palazzi Orizzonte desde o início, o advogado Marcus Loureiro destacou que a primeira grande vantagem é que o empreendimento chega ao mercado alagoano totalmente regularizado, o que já prova a segurança jurídica do processo. “Independentemente da sua conjuntura de formatação jurídica toda correta, é um projeto que vem para quebrar alguns paradigmas no mercado imobiliário. Ressalto a seriedade da Zampieri Incorporações e seu know-how no mercado. Além disso, o sistema de condomínio onde a gestão financeira do negócio está nas mãos de uma comissão formada por condôminos também traz uma segurança. O projeto é realmente excepcional”, completou Loureiro.
O advogado João Gustavo, sócio de Loureiro no escritório JLNAP, explica a segurança jurídica do modelo de construção adotado para o empreendimento, que foi o sistema de condomínio, também conhecido pela obra a preço de custo. O modelo consiste em formar um grupo de condôminos que, em tese, é o dono da obra. Neste tipo de construção a grande vantagem não está apenas no fato que os condôminos podem saber o custo da obra ao final, que deve ser partilhado entre todos os seus integrantes. A transparência do sistema, já que a prestação de conta e o acompanhamento são diretos, é outro diferencial importante.
“O sistema também é regido pela Lei das Incorporações Imobiliárias e neste modelo especificamente há duas figuras distintas: a incorporadora gestora e a construtora prestadora do serviço de construção. “Esse grupo de condôminos que é formado vai subsidiar a obra em tempo real, contratando os serviços dessa gestora e da construtora. Uma das vantagens é a segurança do investimento. Não tem toda a responsabilidade concentrada em um único ente, que seria a construtora”, explicou João Gustavo.
Para a construção do Palazzi Orizzonte, toda a engenharia foi entregue nas mãos de um dos profissionais mais experientes do mercado alagoano. Guilherme Melro é engenheiro há 30 anos e tem mais de 1 milhão de m² de construção no estado. “Minha experiência e histórico de vida profissional é dentro de obra. Quando fui convidado para este projeto, o que me chamou atenção foi a preocupação diferenciada com cada detalhe e com a escolha da equipe. Não é só o cuidado com a construção, mas também com as opiniões de construção que poderiam influenciar no projeto final”, explicou Melro.
Sobre diferenciais do empreendimento, Guilherme Melro aponta o reaproveitamento de água, energia solar e materiais com menos manutenção como pontos importantes na questão da sustentabilidade. Ele ressalta que o fundo do terreno é área de preservação, o que contribuirá para a condição ambiental, visual e de integração estética. “Nunca vi ninguém se preocupar desde os detalhes de área de garagem até com questões como sustentabilidade, energia solar e o pós-entrega da obra. Apesar de ter uma área de lazer enorme, há uma preocupação com os custos de manutenção para os moradores”, completou o engenheiro.
O litoral norte de Maceió também é muito especial do ponto de vista ambiental e paisagístico, reunindo as áreas de preservação permanente, que são atrativos visuais. Para que isso não mude, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Pedro Vieira, informa que o licenciamento de edifícios verticais de muitos pavimentos segue rigorosos padrões de análise, fiscalização e controle determinados pela legislação vigente. Isso reforça o cuidado da Zampieri Incorporações na elaboração do projeto do Palazzi Orizzonte, que já esta com a licença ambiental, com apenas 26 unidades.
“Não existe verticalização desenfreada, nem desordenada no litoral norte. Todos os empreendimentos em execução nesta área dependeram de análise rigorosa e licenciamento por parte da Sedet. São liberados apenas aqueles que obedeceram ao Código Municipal de Meio Ambiente, bem como o Código Municipal de Obras e Urbanismo. Ainda ocorrem muitas construções irregulares, mas estas são horizontais e não verticalizadas. E mesmo estas são embargadas tão logo a secretaria toma ciência do fato”, pontua Pedro Vieria.
O secretário explica que há rigor na aprovação dos parâmetros da construção, especialmente no que diz respeito ao tratamento de esgoto. “Todos os empreendimentos obrigatoriamente devem apresentar um plano de controle, monitoramento ambiental e de manutenção da estação de tratamento de esgoto – ETE”, disse o Secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió.
TRÂNSITO NA REGIÃO
Com o intuito de reordenar o trânsito da região , a fim de garantir melhor fluidez no deslocamento de veículos pelas vias da região, foi implantado pela Prefeitura de Maceió o binário das Avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Comendador Gustavo Paiva. A implantação de binários em vias urbanas garante melhor utilização do eixo viário e redução dos conflitos entre veículos e pedestres. Consequentemente, há a redução no risco de acidentes, ampliando a segurança de todos.
“Desde que se tenha planejamento, nós podemos adotar qualquer metodologia para conviver em harmonia, e foi o que fizemos nesse binário. Foram feitos muitos estudos para que isso se tornasse realidade. E, com a melhoria, conseguiremos trazer novos empreendimentos para estas vias, porque eleva o padrão local. Essa é mais uma conquista para Maceió. A gente sabe que das dificuldades, mas precisamos avançar, e esse era um investimento que Maceió não podia abrir mão”, afirmou o prefeito JHC.
DUPLICAÇÃO DA AL-101
Outro ganho para a região do Litoral Norte é a duplicação da AL-101 Norte no trecho entre o bairro de Garça Torta, em Maceió, e o município de Barra de Santo Antônio. A obra viária é o maior contrato que o Estado vai executar em Alagoas. Um investimento de R$ 285 milhões com recursos provenientes de operação de crédito junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) e previsão de entrega em 18 meses.
O novo trecho passa por trás das falésias, em paralelo à rodovia na beira-mar que receberá a devida repaginação urbanística – com direito à ciclovia – para se tornar uma rota de charme. “Isso, associado ao aeroporto de Maragogi e a um conjunto de obras na região, certamente transformará esse pedacinho de Alagoas, que é um dos mais bonitos do Brasil – num dos mais preparados para receber as pessoas”, assinalou o governador Renan Filho, durante a assinatura da ordem de serviço para a duplicação
FORÇA DA MARCA ZAMPIERI
Chegando aos 30 anos de história com Nilo Zampieri Jr. e Solange Syllos à frente da empresa, a Zampieri Imóveis assinou a comercialização de 370 torres em Alagoas. Os números são ainda mais surpreendentes quando se olham as quase 40 construtoras-incorporadoras atendidas e mais de 12 mil unidades lançadas, do padrão econômico ao alto luxo, que aliás é o DNA da empresa. Poucas empresas no segmento imobiliário/construção civil carregam uma marca tão forte e uma presença tão constante na evolução de um dos setores econômicos mais importantes do país.
A Zampieri também é referência quando o assunto é a responsabilidade social. Braço social da Zampieri Imóveis, a Zampieri Social sempre esteve presente na empresa desde o início, pois seus empresários sabem o valor de ações que mudam vidas. “A organização é um ser vivo inserido dentro de um contexto, um sistema maior. Tenho que ver meu público interno, clientes, mas tenho que pensar na sociedade em que estamos inseridos”, afirma Solange Syllos.
São desenvolvidas ações como a doação semanal de pães, por meio de um centro espírita nas ruas de Maceió; o tradicional Natal Solidário, com distribuição de cestas básicas, brinquedos, dentre outros itens, a comunidades carentes e instituições de idosos; e a Associação Ação AVC, uma organização que visa compartilhar conhecimento sobre o Acidente Vascular Cerebral. “Hoje reunimos voluntários de faculdades, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos daqui do estado e também fora de Alagoas”, ressaltou Solange.
Agora, após trabalhar com praticamente todas as construtoras-incorporadoras que atuaram e atuam em Alagoas, surge a Zampieri Incorporações, responsável pelo lançamento do Palazzi Orizzonte, um empreendimento que deve ser um divisor no segmento de alto padrão na cidade. “A Zampieri Incorporações chega com produto luxo à beira mar, mantendo a tradição da Zampieri Imóveis em lançamentos à beira mar de alto padrão”, afirmou Nilo Zampieri Jr., diretor da Zampieri.
De acordo com Nilo Zampieri Jr., houve, por parte da incorporadora, a preocupação em oferecer um produto de alto padrão, mas com um valor diferenciado daquele praticado nos apartamentos de luxo da cidade. “Esse empreendimento vem trazer a possibilidade para o alagoano fazer um upgrade importante de moradia por ser a preço de custo”, explicou Nilo Zampieri Jr.
Celso Nonô, que está à frente do Palazzi Orizzonte em parceria com Nilo Zampieri Jr, contou que ficou fascinando com o projeto e com a escolha dos profissionais envolvidos para o desenvolvimento, e com o comprometimento de cada um. “Realmente o nível dos detalhes impressiona, a gente vai se envolvendo e a única certeza é dar o melhor para o empreendimento”, destacou Celso Nonô. Ele ressalta que o terreno é muito especial. “Vista, privacidade e muita tranquilidade na moradia residencial vertical, o que justifica sair do Aldebaran para vir morar aqui”, afirmou Celso Nonô.