Após mais de 100 dias de portas fechadas, o comércio de Maceió vai reabrir as portas ao público presencial. O governador Renan Filho assinou um novo decreto e a capital alagoana passou da fase vermelha para a fase laranja. Isto significa que as atividades econômicas serão retomadas, mas devem cumprir as exigências dos protocolos sanitários.
A partir desta sexta-feira (3), salões de beleza e barbearias (com 50% da capacidade de atendimento), lojas de rua de até 400 m², templos, igrejas e demais instituições religiosas (com 30% da sua capacidade) passam a ter seu funcionamento permitido.
Pelas regras do protocolo sanitário publicado no Diário Oficial do Estado, os estabelecimentos comerciais devem exigir o uso obrigatório de máscaras, disponibilizar álcool gel 70% para os clientes e funcionários, anteparo de proteção para os caixas, marcações no chão para distanciamento a ser seguido, controle de fluxo de pessoas e orientações aos funcionários.
“Por sucessivas semanas Maceió apresentou uma queda em diversos índices da Covid-19, coletados a partir da análise da Matriz de Risco do Estado, o que permitiu uma retomada segura e gradual de alguns segmentos da nossa economia. Com isso, eles precisarão atender às regras estabelecidas no Protocolo Sanitário e, nesse momento, contaremos com o papel fundamental do consumidor, que será um grande aliado do Governo de Alagoas na fiscalização dos estabelecimentos. É apenas dessa forma, trabalhando integradamente, que conseguiremos combater a doença no nosso estado” ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.