Contratar empresa de controle de pragas requer alguns cuidados que devem ser seguidos para garantir compromisso e segurança à saúde de sua família. Primeiro verifique se tem alvará de funcionamento atualizado expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária e se os produtos que serão usados estão devidamente registrados no Ministério da Saúde. Para isso, peça indicações a quem já utilizou os serviços da empresa ou procure conversar diretamente com os funcionários responsáveis, medindo, de certa forma, a capacidade que possuem. Exija ainda o laudo descritivo dos procedimentos realizados, que deve ser assinado por um técnico habilitado, responsável pelo serviço.
Os produtos usados na dedetização podem causar riscos à saúde humana e de animas domésticos, portanto, todos os cuidados devem ser tomados para evitar intoxicação por ingestão, inalação ou absorção pela pele.
Vale a pena consultar sempre mais de uma empresa, evitando fraudes e observado custo/benefício, porque nem sempre o melhor preço é o melhor serviço; não utilizar porteiros e funcionários para trabalhos de desintoxicação, porque, além de uma prática ilegal, o funcionário estará expondo sua saúde, a dos moradores e dos animais domésticos ao risco de graves intoxicações, além de ser uma irregularidade trabalhista e peça orientação para pessoas do seu círculo de amizade ou consulte órgãos públicos para conseguir indicações de empresas especializadas e sérias.
É bom observar se o executor do trabalho está devidamente uniformizado com equipamentos de segurança, como óculos, luvas, máscaras, botas e macacão; não ficar com o restante do material para usá-lo caso os insetos reapareçam; retirar crianças e animais de estimação do local durante a dedetização e mantê-los afastados, pelo menos, por 6 horas após processo, conforme orientação dos profissionais; não fazer dedetização por conta própria; evitar o uso de produtos para dedetização oferecidos de porta em porta, porque podem ser clandestinos e colocar em risco a saúde de toda a família. Por fim, deixar o imóvel bem ventilado após a ação do produto, com todas as portas e janelas abertas por um período de tempo. O controle de pragas é de responsabilidade da empresa e os produtos usados para dedetização são, em sua maioria, nocivos à saúde humana quando há exposição frequente. É necessário que a dedetizadora faça uma visita prévia ao ambiente, para verificar a metodologia mais adequada para cada caso.
Também são necessários alguns cuidados quanto à qualidade do veneno utilizado, aos tipos de combate e às garantias oferecidas pelas dedetizadoras, lembrando que o controle de pragas acontece durante os três meses em que o produto de dedetização está agindo. Depois desse período, a efetividade dos produtos diminui e o número de pragas começa a aumentar e ter cuidado com o cheiro de produtos, uma vez que venenos de qualidade geralmente não tem cheiro forte e em muitos casos são inodoros.