Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel

Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

A Receita Federal editou uma instrução normativa que isenta de pagar o Imposto de Renda (IR) quem vender um imóvel e usar os recursos para quitar financiamentos imobiliários contratados anteriormente. Com isso, a partir deste ano, quem vender um imóvel passa a ter mais uma opção para deixar de pagar o tributo sobre o lucro do negócio.

O benefício vale para aqueles que quitarem o financiamento até seis meses depois da venda do primeiro imóvel. Tanto as quitações parciais como totais darão direito à isenção. Outras condições são que as duas unidades sejam residenciais e localizadas no Brasil. A Receita também exige que o imóvel quitado esteja no mesmo nome do vendedor do primeiro.

Desde 2005, as vendas de imóveis eram isentas de IR apenas para quem usasse o dinheiro do negócio para comprar outro imóvel em até seis meses. A mudança, na prática, oficializa uma possibilidade já reconhecida pela Justiça. Nos últimos anos, uma enxurrada de ações judiciais pedia a isenção de IR na quitação de um imóvel financiado anteriormente. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) era favorável à isenção.

Além da compra de imóvel residencial próprio e da quitação de financiamentos, a Receita concede isenção conforme o grau de antiguidade do bem. Existe um percentual progressivo de desconto para imóveis mais antigos. Unidades compradas antes de 1969 não pagam Imposto de Renda.

Related posts

Custos na construção civil aumentam mais de 10%

by gabriela
4 anos ago

TST afasta proibição de automação de serviços em condomínios

by Breno Leal
3 anos ago

Curitiba recebe evento direcionado a tendências, marketing e vendas do setor imobiliário

by Sinval Autran
8 meses ago
Sair da versão mobile