Neste domingo (24) celebra-se o dia de São João, o “Santo Festeiro”, como é conhecido por muitos. A data é marcada pela realização de Festas Juninas com muitas danças e comidas típicas. Fogueira, fogos de artifício, palha, milho e quadrilha são alguns dos elementos lembrados quando falamos em São João.
Algumas pessoas optam por curtir grandes festas ou arraiás. Outros juntam um grande grupo de amigos para celebrar a data. Mas têm os que preferem reunir a família em casa para confraternizar e aproveitar o que a culinária junina tem para oferecer.
Na hora de comemorar o São João em casa, alguns pontos devem ser observados, principalmente por quem pretende utilizar os espaços de uso comum de prédios e condomínios fechados.
“A primeira coisa que o organizador do evento privado deve fazer é buscar informação a respeito do regimento interno do condomínio. O anfitrião precisa saber se entre as normas existe a previsão de utilizar os espaços para festas individuais. Muitos regimentos preveem o uso da área pública, nesta época do ano, apenas para eventos coletivos”, explica o especialista em administração condominial, Inaldo Dantas.
É comum o uso de fogos de artifício durante as comemorações. Alguns têm apenas efeitos visuais, sem barulhos. Mas o uso de bombas que provocam barulhos estrondosos é corriqueiro. Contudo, morar em condomínio significa dividir o mesmo espaço com muitas pessoas, por isso, deve-se ter cuidado e bom senso.
Segundo o advogado Inaldo Dantas, é necessário cautela. “Fogos de artifício devem ser evitados, a menos que se tenha um local próprio para isso”, orienta.
Na convenção deve estar prevista punição para perturbação do sossego alheio. Se não tiver, o § 2º do artigo 1.336 do Código Civil prevê a aplicação de multa.
Além disso, ao receber convidados é preciso que o morador entenda que alguns cuidados são importantes na busca por zelar pela segurança dentro do condomínio. Todo condomínio deve ter um cadastro de moradores na portaria. Para evitar problemas, e ideal que o condômino que vai receber visitas informe antes na portaria o nome de todos os seus convidados.
“O controle de entrada e saída dos convidados é importante por uma questão de segurança. Os nomes devem estar listados na portariam e os convidados precisam ser informados sobre as restrições quanto à circulação em áreas comuns”, orienta Inaldo Dantas.