A partir desta segunda-feira (01), passa a valer, na cidade de São Paulo, a nova regra de gratuidade para idosos no transporte público. Assim, apenas idosos com mais de 65 anos terão o benefício de usar os ônibus coletivos gratuitamente. Antes, a idade mínima era de 60 anos.
Vale ressaltar que a mudança, anunciada em dezembro passado, não altera as condições em coletivos intermunicipais, trens e metros.
Em nota, a prefeitura da capital justificou que a medida “acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a essa população”.
Ainda de acordo com o executivo municipal, “a recente reforma previdenciária que, além de ampliar o tempo de contribuição, fixou idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e 62 para mulheres”.
As pessoas que usam o Bilhete Único da Pessoa Idosa e têm menos de 65 anos, terão seus cartões bloqueados a partir de hoje. Também é possível obter a gratuidade com a apresentação de carteira de identidade ou carteira de motorista, por exemplo.
Quem tem mais de 65 anos pode solicitar o Bilhete Único da Pessoa Idosa no site da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.