São Paulo promove sexta-feira sem carro

O pedágio será cobrado aos motoristas que circularem pelos bairros mais congestionados. | Fonte: AFP

São Paulo agora criou um projeto para diminuir o uso de veículos e, consequentemente, minimizar a emissão de gás carbônico no estado. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) vai implantar o programa Sexta Sem Carro na sexta-feira (29). Algumas vias do Centro Histórico da capital serão fechadas para o trânsito de carros e motos, das 6h às 18h.

O projeto visa incentivar o debate sobre o uso do veículo na cidade, além de estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta. A região central foi escolhida por possuir uma vasta opção de transporte público, como estações de Metrô e diferentes linhas de ônibus.

No Sexta Sem Carro, somente ônibus, táxis, vans escolares e bicicletas podem circular em toda a extensão das seguintes vias: Largo Pateo do Colégio, Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró (entre Largo de São Bento e Rua Dr. Falcão Filho), Viaduto do Chá e num trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre Ladeira da Constituição e Rua Boa Vista).

A ativação do Sexta Sem Carro não altera a circulação de linhas de ônibus, uma vez que o tráfego desse tipo de veículo e de táxis nas vias bloqueadas é permitido.

Para informar a população sobre a ação, a CET coloca faixas na região alertando para os bloqueios.

Bloqueios Operacionais

 

Alternativas

 

 

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar os bloqueios e orientar os usuários na região, visando manter as condições de segurança e fluidez no trânsito.

Para informações de trânsito e transporte, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue, acesse o site ou baixe o aplicativo SP156. O atendimento é 24 horas por dia. https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos

Recomendações

– Respeite a sinalização;

– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

– Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;

Related posts

Curitiba recebe licença ambiental para gerar energia limpa

by gabriela
5 anos ago

Maceió muda de fase e parte do comércio reabre

by gabriela
5 anos ago

Ibama pode delegar competências de licenciamento

by gabriela
6 anos ago
Sair da versão mobile