Semana da Conciliação da Justiça do Trabalho acontecerá de 20 a 24 de setembro

Entre os dias 20 e 24 de setembro, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) de todo o país, promoverão a Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista.

O objetivo do evento é promover o maior número de soluções consensuais dos conflitos trabalhistas, além de garantir a efetiva quitação dos débitos já garantidos em juízo com a realização de diversas audiências de conciliação e atividades de execução.

Segundo o coordenador da Comissão de Execução Trabalhista, ministro Cláudio Brandão, o evento traz as duas faces da Justiça do Trabalho, sendo a primeira a busca pela conciliação de conflitos de forma pacífica, e a segunda, que é o caráter impositivo, de fazer valer a decisão, por meio de buscas por bens, leilões, uso de tecnologia, entre outras alternativas.

“Para o devedor que tem intenções de pagar sua dívida, mas enfrenta dificuldades, o evento traz soluções para que ele consiga resolver a situação. Mas também tem a atuação mais incisiva da Justiça do Trabalho para rastrear os bens daqueles que foram condenados e não se dispõem a tentar quitar a dívida”, ressalta.

Qualquer parte do processo trabalhista, seja empregado ou empregador, poderá participar do evento, que tenha intenção de conciliar e resolver consensualmente o processo. Caso não exista um processo em andamento, é possível agendar uma sessão de conciliação no setor pré-processual dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs). As partes interessadas poderão se inscrever por meio dos TRTs de sua região.

Related posts

CBIC destaca que desastre no RS pode acelerar soluções industriais no setor da construção

by Sinval Autran
8 meses ago

São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte registram alta nos preços de imóveis

by Sinval Autran
8 meses ago

Em São Paulo, evento reúne líderes da construção e arquitetura

by Breno Leal
6 anos ago
Sair da versão mobile