Quem mora em condomínio sabe que a harmonia e o equilíbrio da vida coletiva dependem de atitudes individuais. Cada condomínio reflete o comportamento de seus moradores.
Há condomínios com área de lazer completa e moradores de famílias grandes. Outros onde moram mais solteiros e recém-casados. E aqueles maiores onde é possível encontrar um pouco de cada perfil. Todos com uma busca comum: um lar aconchegante e confortável.
Mas os hábitos peculiares de cada morador frequentemente viram motivo de transtornos. E quando surge a desavença, o primeiro a ser lembrado é o síndico.
As reclamações nunca acabam e o síndico é o eleito pela maioria para pacificar o ambiente e conciliar interesses de pessoas que têm pensamento e crenças diferentes. E, em tempos de intolerância, o bom senso é se faz mais necessário.
Cada morador também deve desempenhar seu papel: cumprir as regras do condomínio e respeitar os vizinhos. A maioria dos conflitos tem início por falta do cumprimento destes dois mandamentos. E cabe ao síndico lidar com todas as situações.
Mas para o síndico comandar o condomínio não significa apenas gerir conflitos. A responsabilidade é também de administrar o lugar – desde pagar as contas à escolha da decoração, por exemplo.
Se antes a função era apenas daquele morador antigo e solícito com todos, a atual realidade mostra que os síndicos são mais jovens e graduados. Afinal, administrar um ambiente tão grande e diverso também requer entendimento técnico.
Nossa equipe de jornalismo entrevistou Angélica Delgado Arbex, gerente de relacionamento com o cliente da Lello Condomínios – empresa líder no segmento no mercado paulistano com o comando de mais de 1.200 condomínios.
O que é preciso saber antes de se candidatar ao cargo de síndico?
Ser síndico é uma função espinhosa por natureza, que demanda conhecimentos em legislação, recursos humanos e contabilidade. Os moradores que desejam se candidatar ao cargo de síndico devem ter em mente que gerenciar um condomínio é tarefa complexa, equivalente à administração de grandes empresas. É preciso estar preparado. Mas ao mesmo tempo é um desafio para aqueles que têm espírito de liderança, zelando pelo bem comum e pelo patrimônio de todos.
“Ser síndico é uma função espinhosa por natureza”
Qual o segredo de uma administração condominial de sucesso?
Como em qualquer área, saber gerenciar pessoas é o ponto principal. É fundamental, para aqueles que assumem a função de síndico, terem jogo de cintura para gerenciar conflitos e administrar vaidades, pontos de vista e interesses diferentes entre funcionários e condôminos. Além, claro, de fazer valer cumprir o regimento interno do condomínio, pagar as contas em dia, controlar a inadimplência e manter as áreas comuns e equipamentos do prédio bem conservados.
“É fundamental, para aqueles que assumem a função de síndico, terem jogo de cintura para gerenciar conflitos e administrar vaidades”
Quais as três principais características de um bom síndico?
O bom síndico deve ser antes de tudo um líder, pois terá de tomar decisões difíceis. Outra qualidade importante é ter organização e planejamento. Deve ainda ser uma pessoa comunicativa para transmitir com clareza e transparência os resultados de sua gestão para o conselho consultivo e os moradores.
“O bom síndico deve ser, antes de tudo, um líder”
Qual o maior vilão do condomínio e como lidar?
O maior vilão sem dúvida é a inadimplência. A inadimplência alta sufoca o condomínio, compromete seu fluxo de caixa e dificulta expressivamente os investimentos em obras de reformas, melhoria e modernização dos empreendimentos, o que contribui para desvalorização patrimonial. O valor do metro quadrado dos apartamentos cai em relação aos demais condomínios da mesma rua ou bairro, prejudicando a coletividade. Trata-se de tema delicado e complexo, mas que precisa ser enfrentado com pulso firme por todos os síndicos.
“A inadimplência alta sufoca o condomínio, compromete seu fluxo de caixa e dificulta expressivamente os investimentos”
Que conselho você daria para um síndico?
Seja firme, honesto e faça uma administração inovadora, contando sempre com o auxílio de uma empresa especializada.
“Seja firme”
As pessoas costumam frisar os perrengues e problemas que o síndico sofre. Existe lado bom de ser síndico?
Ser síndico é uma vocação. Tenho para mim que a grande maioria dos síndicos de condomínios gosta do que faz porque tem apreço pelo lugar onde moram e, por isso, fazem questão de estar à frente da administração. Diria que o lado bom é a satisfação de, ao final do mandato, fazer um balanço positivo da gestão e constatar os avanços obtidos, em benefício da coletividade.
“Ser síndico é uma vocação”
Qual o papel do condômino para harmonia e equilíbrio do ambiente condominial?
A conduta dos moradores, no sentido de cumprir as normas do condomínio, são fundamentais. Cada qual mora em seu apartamento, mas o patrimônio é de todos. O condômino precisa conhecer e respeitar o regimento interno, ser cordial com funcionários e demais moradores e, sobretudo, se interessar e procurar participar da administração, comparecendo às assembleias e propondo iniciativas que possam contribuir com a segurança e qualidade de vida de todos os demais que ali habitam.
“Cada qual mora em seu apartamento, mas o patrimônio é de todos”
O que torna a Lello Condomínios uma empresa diferenciada no mercado?
A Lello sempre procurou inovar e oferecer as melhores soluções para organizar, otimizar e orientar a vida em condomínios. Para dar um exemplo, na década de 1990 fomos pioneiros em oferecer aos síndicos uma pasta de prestação de contas absolutamente didática, transparente e de fácil compreensão. Foi um diferencial que, posteriormente, passou a ser adotado por outras empresas. No de 2017, ficamos muito honrados por termos recebido o nosso primeiro Master Imobiliário, por meio do Secovi-SP e da Fiabci Brasil, com o case da plataforma Lello digital. Trata-se de um conjunto de soluções digitais que praticamente levam a gestão do condomínio para a palma da mão, tanto em relação à prestação de contas quanto à administração de Recursos Humanos, levando, ainda, facilidades para os condôminos resolverem de forma rápida, por meio de alguns cliques, todas as pendências em relação ao condomínio. Essas ferramentas, inéditas no setor de administração de condomínios, mais uma vez estão revolucionando o nosso mercado, e têm ajudado a Lello a crescer, bem como fidelizar seus clientes.
“A Lello sempre procurou inovar e oferecer as melhores soluções para organizar, otimizar e orientar a vida em condomínios”