Vilas gastronômicas integram roteiro de verão em Salvador
Salvador é conhecida pelas belas praias e pontos turísticos bastante frequentados durante as manhãs e tardes quentes de verão. Mas a vida noturna na cidade não fica atrás e também costuma ser agitada nesta época, sobretudo nos bares, restaurantes e espaços gastronômicos, o que só retrata o quanto esses destinos são preferidos para quem não abre mão em se deliciar com a culinária local. Entre os roteiros mais procurados dos turistas e soteropolitanos estão as vilas Caramuru (Rio Vermelho) e Jardim dos Namorados (Pituba), ambas localizadas em pontos da orla que foram completamente requalificados pela Prefeitura.
Com 11 estabelecimentos, a Vila Caramuru oferece cardápios diferenciados que passam pelas comidas regional, típica, de boteco até massas, mediterrânea, sorvetes, petiscos diversos e carnes assadas na pedra. Aproximadamente 20 mil pessoas frequentam o espaço durante a semana. Para quem vai de carro, há cerca de 200 vagas de Zona Azul disponíveis no estacionamento. Estão instalados no lugar o Maria da Villa, Cantina da Lua, Caminho de Casa, RV Lounge, Pai Inácio, Country Grill, Auge da Baiana, A Cubana, Jamm Burguers, Tô em Casa e Assador.
Quem visita a vila, além de encontrar boa comida desfruta ainda da bela paisagem, do clima boêmio do bairro e dos frequentes eventos musicais promovidos pelos quiosques na alta estação. Destaque para a Enxaguada de Yemanjá, que acontecerá no dia 2 de fevereiro, quando o Rio Vermelho recebe também a presença de milhares de pessoas para a festa e homenagens à Rainha do Mar.
Sidiane Araújo e Concita Pinto, sócias do Maria da Villa, revelam que sempre montam programações especiais para atrair mais clientela. O restaurante trabalha com pratos à base de carnes e frutos do mar, além de petiscos variados, e está aberto há pouco mais de um ano. Costuma receber uma média mensal de 1,5 mil a 1,8 mil pessoas, mas é durante o verão que o movimento bomba de vez e o quantitativo de clientes chega a crescer 50%.
Quem também comemora os efeitos do verão na cidade é Jamil Idázio, proprietário do restaurante Jamm Burguers. Ele espera aumento de 30% no fluxo de clientes em relação ao mesmo período do ano passado. “O horário do restaurante é estendido. Três horas da manhã chega a ter fila. Às vezes dá o horário de fecharmos e não conseguimos”, comemora o empresário, apontando que a vila está cada dia mais conhecida porque as pessoas estão se sentindo mais confortáveis e seguras com o novo ambiente da Orla do Rio Vermelho.
O horário de funcionamento dos restaurantes da Vila Caramuru varia entre 11h às 23h, sendo que o fim do expediente é estendido até a madrugada, conforme a demanda de público.
Multifuncional – A 4,5 km de distância da Vila Caramuru está a Vila Jardim dos Namorados, na Avenida Octávio Mangabeira. É um dos mais novos espaços multifuncionais de Salvador, com culinária diversificada, lazer, diversão, conforto, segurança e sofisticação. Durante todo o verão já estão programadas apresentações de DJs e artistas da cidade.
Funcionam na Vila dos Namorados os restaurantes Ôxe-Uaia, Pai Inácio, Acqua Café, Supreme Subs, Tempero de Casa e Caranguejo da Vila. Os estabelecimentos abrem de segunda a quinta, em geral, a partir das 17h e encerram o atendimento às 2h. Aos finais de semana (sexta, sábado e domingo), costumam abrir mais cedo, entre 12h às 17h, e fecham entre 22h às 2h.
A Vila Jardim dos Namorados conta com estacionamento com 300 vagas (com funcionamento em Zona Azul), segurança 24h e praia com boa infraestrutura e atendimento personalizado dos estabelecimentos, que oferecem cadeiras de praia e guarda-sol.