Após uma sequência de aumentos consecutivos, o mercado de aluguel em Brasília apresentou um sinal de mudança significativo. Pela primeira vez em quase um ano, os preços registraram uma redução, conforme indicado pelo Índice de Aluguel QuintoAndar Wimoveis, divulgado hoje.

Segundo o indicador, a retração registrada em abril foi de 0,39% em comparação com março. A última vez que isso aconteceu foi em junho de 2023. O movimento de retração pode ser observado como alívio para os inquilinos que têm enfrentado constantes aumentos. No último mês, o preço do metro quadrado foi negociado a R$ 45,85, em média.

“Apesar da redução, é crucial monitorar de perto os próximos meses para avaliar se essa tendência se mantém ou se é apenas um ajuste pontual. O mercado imobiliário é dinâmico e suscetível a uma variedade de influências que podem afetar os preços a curto e a longo prazo”, destaca Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar

Segundo o indicador, a alta acumulada nos últimos 12 meses encerrados em abril atingiu 13,68%. Somente neste ano, os preços já subiram 6,26%. 

Desconto

Ainda de acordo com o indicador, os moradores de Brasília têm encontrado espaço para negociação. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em abril foi de 2,7% – 0,1 ponto percentual acima do registrado no mesmo período do ano passado (abril de 2023).

“Pode parecer um percentual pequeno, mas ele é representativo, especialmente na comparação com os meses anteriores. Para o inquilino, é um sinal de que vale barganhar um pouquinho. Para o proprietário, uma mostra de que dar um desconto pode ser um bom negócio para não manter o imóvel parado e continuar arcando com outros custos do apartamento”, afirma Capetti.

Fonte: QuintoAndar