Mudas de ipê garantem futuro florido em condomínio popular
Um condomínio em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, ganhou mudas de ipê para deixar o condomínio popular mais florido. O empreendimento foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha em ação conjunta com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
Após pegar a chave das 528 novas moradias, o morador contemplado deveria ajudar a plantar uma muda de ipê em frente ao seu imóvel, adquirido a partir de um convênio entre GDF e Governo Federal.
Uma semana depois do gesto simbólico, não só as mudas floresceram como boa parte da área verde entre os prédios de concreto está repletas delas.
A plantação dos ipês tem uma justificativa: futuramente o nome do condomínio, temporariamente apelidado de Crixá e localizado em São Sebastião, deve ser rebatizado e ganhar outra denominação.
O novo nome do lugar será Condomínio Ipê. No canteiro central entre seis blocos e perto do bicicletário há 14 pés dessa árvore típica do Cerrado, cuja magia é colorir os ambientes públicos durante quase o ano todo, com suas nuances de tonalidades roxa, amarela, branca e rosa.
Em frente ao apartamento de Aldiro de Jesus, 44 anos, tem um pé que já está com um metro de altura e folhas, mas ainda não possui coloração típica da espécie. Feliz da vida por ter sido contemplado com o imóvel, cujas prestações são de R$ 80 mensais durante 120 meses.
O serralheiro do Bloco D se mudou no último sábado (21). Ele morava de aluguel em Planaltina. Como bom brasiliense, conhece bem a beleza do ipê e não vê a hora de ter um pé de pétalas roxas na porta da sua casa. “Com essa plantinha, isso aqui vai ficar mais lindo do que já é”, vislumbra.
Recanto
O residencial Crixá tem sete condomínios com 16 blocos, que serão entregues em 2020. A infraestrutura conta ainda com uma escola que funcionará dentro dos dois condomínios, bem como dispõe de guarita e de amplo estacionamento.
Estrutura digna de condomínios que se pretendem organizados e confortáveis. Ali vão morar aproximadamente 2,1 mil pessoas. É o cálculo estimado por família, que deve ser composta de, no mínimo, quatro membros (casal e dois filhos).
Eles terão a bela companhia dos ipês. Que, assim como as próprias famílias, vão crescer e viver ali por um bom tempo.