Outubro Rosa: Como se prevenir contra o câncer de mama
Estamos no mês de outubro. Mês este que recebeu a cor rosa e se tornou um símbolo de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e útero. Mas como se prevenir contra esse mal que tem se tornado cada vez mais presente na vida de muitas mulheres?
O Câncer
Primeiramente deve-se entender o que é o câncer e como ele afeta o corpo. De acordo com site de saúde Minha Vida, o câncer é o nome dado às doenças que têm em comum o crescimento de forma desordenada das células que se alastram nos tecidos e órgãos e que podem se espalhar para outras partes do corpo.
O câncer é causado por mutações genéticas que podem ser congênitas, que é quando herdamos através do nosso DNA. Ou pode ser por mutações que ocorreram ao longo da vida e que podem ser originadas por meio da obesidade, tabagismo, radiação entre outros.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama permanece no topo da lista de casos por câncer no Brasil. Chegando a marca de 29,7% dos quadros e 16,4% dos óbitos por câncer no brasil.
A Prevenção
O grande erro das pessoas que contraem o câncer de mama é se limitar aos exames de diagnóstico. Quando estes somente denotam a doença e não a previne de fato. A prevenção ocorre quando se decide não se expor aos fatores que possam desencadear a doença, e adotando um estilo de vida saudável.
O INCA publicou uma lista com 12 dicas de como se prevenir contra o câncer. Para ver a lista com mais detalhes acesse o Link.
- Não fume!
- Alimentação saudável protege contra o câncer.
- Mantenha o peso corporal adequado.
- Pratique atividades físicas.
- Amamente.
- Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.
- Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos.
- Vacine contra a hepatite B.
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Evite comer carne processada.
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
- Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.
Frutas que ajudam na prevenção
Como já sabemos a alimentação saudável é um grande aliado para prevenção. mas questão que fica é quais alimentos podem ser úteis nesse processo. Segundo a nutricionista Luanna Caramalac é necessário que se inclua os alimentos certos na dieta.
Ela recomenda o consumo de Frutas vermelhas como melancia, morango, mirtilo e cereja, pois possuem antocianinas que são um antioxidante e evita a formação dos radicais livres.
Frutas amarelas e alaranjadas como manga, damasco e mamão, são boas provedoras de betacaroteno encarregado de proteger o material genético contra a oxidação.
Caramalac indica também as frutas cítricas como limão, acerola, abacaxi, pois são cheias de vitamina C, que é capaz de conter o estresse oxidativo nas células e previne o desenvolvimento de vários tipos de tumores malignos, como o de mama.