Realidade aumentada: um novo jeito de conhecer um imóvel
Com um investimento de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões), a empresa Patrimar Engenharia desenvolveu uma nova forma de conhecer e visitar o interior e os arredores de imóveis e edifícios residenciais. A tecnologia mais recente da companhia consiste em criar uma experiência em 5D que permite visitações de maneira virtual, por meio da realidade aumentada.
Experiências inovadoras levam o comprador a conhecer o entorno do empreendimento e o interior do futuro apartamento do terceiro residencial da empresa na Barra da Tijuca. A ideia surgiu quando Lucas Couto, diretor Comercial e de Marketing da Patrimar Engenharia, visitou empreendimentos em Miami, nos Estados Unidos, e se impressionou com um software de realidade virtual que criava vídeos com experiência mais imersiva do que o 3D habitual.
Com a utilização do software, a empresa foi capaz de produzir um vídeo de anúncio de seu novo empreendimento em tempo recorde. Simulando um voo sobre a região entorno do edifício e entrando no residencial para visitar as áreas comuns, como o rooftop e os apartamentos, a nova tecnologia permite que o cliente sinta o vento em seu rosto e o cheiro do mar, o que aproxima os proprietários de seu futuro imóvel e atraí as pessoas que buscam conhecer a propriedade.
Outra ferramenta inovadora será utilizada no lançamento do primeiro empreendimento da empresa Canopus, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ferramenta em questão é uma televisão touch que permite a visualização da planta do edifício, além de exibir a vista da paisagem de acordo com o andar de cada apartamento, bem como a posição da unidade em relação ao sol.